Duolingo Exploratory Analysis

A ideia geral desse projeto foi juntar o úitl ao agrável. Sou um grande fã da abordagem de ensino do Duolingo e realmente acredito no seu potencial para ajudar as pessoas a aprenderem um novo idioma. Estive por um bom tempo buscando uma base de dados diferente para testar minhas habilidades de EDA até que encontrei a Spaced Repetition Data, publicada pelo Duolingo em junto com um artigo que apresentava ao mundo algumas de suas principais abordagens de retenção de usuários.
Nesse aplicativo de aprendizagem, cada usuário precisa concluir um conjunto de lições nas quais são apresentadas as palavras do idioma que deseja aprender. Elas são aplicas em diferentes contextos e o Duolingo usa e abusa da Repetição Espaçada, a técnica onde o usuário revê uma palavra já conhecida de tempos em tempos (e inúuuuuumeras vezes) para reforçar seu aprendizado. Cada linha na base de dados se refere a uma dessas lições e tem uma palavra-alvo como referência. Aqui na página você vai ler o resumo de como explorei essas informações, mas você pode obter mais detalhes do código acessando o link abaixo e no final do texto encontrará uma apresentação ilustrativa feita para stakeholders.
Principais insights
13MM
linhas analisadas
83.89%
práticas perfeitas
74%
são ofensivas de 1 dia
Conclusões
Se essa fosse uma atividade direcionada para meus stakeholders no Duolingo, eles poderiam receber as seguintes sugestões obtidas a partir da análise:
Desenvolver novas campanhas de marketing para incentivar a aprendizagem de línguas menos frequentes como o português, o italiano ou o alemão.
Descobrir uma forma de tornar o aprendizado do francês um pouco mais intuitivo e didático.
Aumentar o número de exercícios sobre conjunções gramaticais para fortalecer o aprendizado dos usuários nesta parte.
Focar em estratégias para incentivar os usuários nos períodos de “Zona Crítica” (04hs-08hs) e de “Crescimento Lento” (09hs-15hs).
Investir em estratégias para restaurar as sequências diárias dos usuários e também aumentar o número de notificações no aplicativo para chamar os usuários de volta ao aplicativo.
Acrescentar um bônus de participação nos finais de semana para incentivar as práticas neste período.
Criar mais recompensas que incentivassem os usuários a praticar pelo menos 5 vezes ou mais, passando da média atual de uso.
E, por fim, quando os clientes repetirem uma palavra já vista, criar alertas visuais para o usuário se forçar a lembrar de que se trata a repetição e ainda indicar se ele acertou ou não essa palavra na última vez que a praticou, mesmo sendo a muito tempo atrás. Assim o encorajaríamos a continuar dando o devido valor a cada vez praticada.


