top of page

Três pontos essenciais na Carreira de Dados

  • Foto do escritor: Vinicius Araujo
    Vinicius Araujo
  • 17 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Desde criança eu sempre fui meio que “de exatas”, mais racional, curioso e direto. Mas tinha uma pontinha minha também que sempre gostou de “passar uma vergonha” e sair da zona de conforto. Representando a sala ao segurar a bandeira durante o hino no pátio da escola ou sendo presidente do centro acadêmico na faculdade, eu não entendia o porquê, mas bem ou mal ela simplesmente estava lá.


Sete anos atrás eu iniciei minha trajetória no mundo de Dados. Tive a sorte de me encontrar, de fazer o que amo, aprender horrores e participar de muitos projetos legais. Tudo isso só foi possível porque eu pude contar com líderes e mentores excepcionais nesse processo que, cada um com o seu jeitinho, me ajudaram a enxergar um lado da minha carreira que ia muito além do técnico. No mês passado eu e a pontinha atacamos novamente, e inicio a partir desse mês a minha trajetória como líder de pessoas no QuintoAndar!


Vai levar um tempo até que eu consiga dizer isso em voz alta, mas é um marco significativo na minha jornada e espero trilhar os passos desses grandes exemplos que tive! Decidi compartilhar três pontos que foram essenciais para chegar até aqui na carreira de Dados:


1) Aprendizado contínuo e ambidestro: Conhecimento é a chave, mas saber conectar os pontos é o diferencial. Construa um PDI e aprenda sobre Python, SQL, Machine learning e Estatística, mas definitivamente se aprofunde no seu contexto e negócio. Isso já não é mais diferencial, é um requisito.


2) Comunicação: Sim, você viu mais letras do que números na sua faculdade de exatas. Em Dados não é diferente, é preciso ser um bom contador de histórias! Cocriar com stakeholders, ganhar o “buy-in” para grandes projetos e fornecer recomendações estratégicas depende de uma comunicação clara e eficaz.


3) Comunidade importa: Estar imerso em um ambiente de troca é crucial para o aprendizado. Nem sempre você vai ter o projeto que queria no momento em que queria. Participar de comunidades, compartilhar conhecimento e criar conteúdos me ajudou a evoluir e me desafiar constantemente, independente do contexto que eu estava inserido.


E aí, faz sentido? Deixa aqui nos comentários o que você acha que faltou nessa lista! :)


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Data Analytics Manager

Se conecte comigo!

Inscreva-se neste site para ficar por dentro de todas as novidades!

Me siga pelas redes!

  • Captura de Tela 2024-06-02 às 17.03.21
  • GitHub
  • LinkedIn

/aravinii

© 2024 Vinicius Araujo. Todos os direitos reservados.

bottom of page